Critérios de Avaliação 1 ciclo

Critérios Gerais de Avaliação 1º e 2º ano

Introdução

A avaliação no 1.º e 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico é regulamentada pelo Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho.

A avaliação incide nas aprendizagens e competências definidas no Currículo Nacional, nas Metas Curriculares, nas Aprendizagens Essenciais e no Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória.

Em cada Agrupamento, compete ao Conselho Pedagógico, sob proposta dos Conselhos de Docentes e, de acordo com as orientações do Currículo Nacional, definir os critérios de avaliação. Esses critérios devem ser do conhecimento de todos os elementos da comunidade escolar, nomeadamente dos Encarregados de Educação.

Este documento tem como objetivo, precisamente, dar a conhecer o processo que conduz à avaliação dos alunos dos anos de escolaridade em questão, em particular os critérios de avaliação inerentes.

Acesso ao Documento

Critérios Gerais de Avaliação 3º e 4º ano

Introdução

A avaliação respeitante aos 3.º e 4.º anos de escolaridade do 1.° Ciclo do Ensino Básico encontra-se regulamentada pelo Decreto-Lei nº 17/2016 de 4 de abril e pelo Despacho normativo n.º 1-F/2016, de 5 de abril, no presente ano letivo 2019/2020.

A avaliação incide nas aprendizagens e competências definidas no Currículo Nacional e nas Metas Curriculares que surgem como contributo para a monitorização e avaliação das aprendizagens, bem como sobre aprendizagens de caráter transversal, visando apoiar o processo educativo, permitindo o reajustamento dos Planos de Turma (avaliação formativa), e certificar as competências adquiridas pelo aluno (avaliação sumativa).

Em cada Agrupamento, compete ao Conselho Pedagógico, sob proposta dos Conselhos de Docentes e, de acordo com as orientações do Currículo Nacional, definir os critérios de avaliação para cada ano de escolaridade. Esses critérios devem ser do conhecimento de todos os elementos da comunidade escolar, nomeadamente dos Encarregados de Educação.

Acesso ao Documento