Agrupamento de Escolas de

PEDROUÇOS

Escola Básica da Giesta

Plano de Contingência

O coronavírus corresponde a um grupo de vírus do qual faz parte o COVID-19. Associa-se a infeções do sistema respiratório podendo estas serem semelhantes a uma gripe comum ou evoluir para um cenário mais grave como pneumonia.

Entre a sintomatologia encontra-se nomeadamente, “febre, tosse e dificuldade respiratória, podendo também existir outros sintomas, entre os quais: odinofagia (dor de garganta), cansaço, dores musculares generalizadas, perda transitória do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa infetada pode não apresentar sinais ou sintomas (assintomática)” (DGS, 2020:1).

Segundo a DGS, a sintomatologia apresentará um período de incubação (tempo decorrido desde a exposição ao vírus até ao aparecimento de sintomas) entre 1 e 14 dias embora tal esteja dependente de cada caso. A transmissão de SARS-CoV-2 pode ocorrer cerca de dois dias antes da manifestação de sintomas.

Baseada na evidência científica atual, considera-se que a transmissão do vírus ocorre por:
• Contacto direto: disseminação de gotículas respiratórias, produzidas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala, que podem ser inaladas ou pousar na boca, nariz ou olhos de pessoas que estão próximas.
• Contacto indireto: contacto das mãos com uma superfície ou objeto contaminado com SARS-CoV-2 e, em seguida, com a boca, nariz ou olhos. Fonte: DGS
Ora as escolas sendo locais públicos de ensino, mas simultaneamente de convívio e partiilha, veem-se numa situação difícil de conciliação entre as funções que lhe são acometidas e a imperativa necessidade de controlo de propagação da doença,

Recebendo orientações da Direção-Geral de Saúde e da tutela do Ministério da Educação, cumpre apresentar um plano de contingência escolar em alinhamento com as diretrizes acolhidas, salvaguardando a coerência possível com os recursos humanos e materiais e demais condicionantes organizativas que efetivamente dispomos.

O plano de contingência apresentado no presente documento será o considerando adequado – vulgo possível – no preciso momento. Face a novas orientações ou acontecimentos o mesmo será reestruturado.

Continuação…