Agrupamento de Escolas de

PEDROUÇOS

Escola Básica do Paço

Plano de Contingência

Considerando o atual estado de emergência de Saúde Pública, declarado pela Organização Mundial de Saúde, e atendendo às mais recentes evoluções da propagação da infeção por doença respiratória causada pelo agente Coronavírus (SARS-CoV -2 e COVID-19) tendo como linha de referência as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Despacho nº 2836-A/2020 de 2 de março e as orientações emanadas nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo2º do Decreto Regulamentar nº14/2012, de 26 de janeiro, o Agrupamento de Escolas de Pedrouços definiu as linhas gerais do seu Plano de Contingência Interno para o SARS-CoV-2 e COVID-19, em articulação com o pessoal docente e não docente, as famílias, os serviços de saúde e outras estruturas pertinentes da comunidade educativa, definindo o nível de resposta e de ação para minimizar os riscos de transmissão do agente patogénico.

É importante saber que os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções, do qual faz parte o COVID-19. Normalmente estas infeções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser semelhantes a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.

Assim sendo, os principais sintomas são: febre, tosse, falta de ar (dificuldade respiratória) e cansaço, tendo um período de incubação entre 2 a 14 dias.

Apresenta-se assim o Plano de Contingência, considerando-o adequado neste momento. O mesmo poderá sofrer alterações face a novas orientações ou acontecimentos.

Continuação…