Galeria

Ciências Experimentais no 1º Ciclo

Construção de engrenagens na Escola Básica de Pedrouços

No mês de fevereiro as Ciências Experimentais andaram novamente pelas escolas do 1º ciclo do nosso agrupamento. No dia 01, os nossos “pequenos cientistas” do 3º ano da Escola Básica de Pedrouços aguçaram a curiosidade, o entusiamo e a vontade de saber com a realização de uma Oficina de Ciência. Cada aluno construiu um modelo de engrenagem de duas rodas dentadas para investigar o funcionamento básico deste mecanismo. Duas rodas dentadas rodarão no mesmo sentido? Qual será a que roda mais depressa? Ficaram também a conhecer diversas aplicações das engrenagens no nosso dia-a-dia. Mais uma vez, foram fantásticos os “nossos pequenos cientistas” do 1º ciclo!

« 1 de 18 »

A Magia da Ciência na Hora do Laboratório (Clube de Ciências)

No dia 17 de janeiro, os alunos membros do Clube de Ciências (6ºC e 8ºD) assumiram a responsabilidade de "professores-tutores" e receberam brilhantemente os alunos do 4º ano nos Laboratórios de Física e Química da Escola Sede com experiências muito divertidas e momentos repletos de ciência. Os alunos do 1º ciclo tiveram a oportunidade de escrever e revelar mensagens secretas escritas com “tinta invisível” e fazer os famosos pegamonstros. Parabéns aos alunos membros do Clube de Ciências e aos nossos pequenos visitantes que tão bem souberam corresponder aos desafios colocados.

DSC03937b
« 1 de 11 »

Abertura da Sessão distrital do Parlamento dos Jovens

Apresentação na sessão distrital do Parlamento dos Jovens, das propostas de recomendação da Escola de Pedrouços pelos deputados Tiago Silva, Pedro Rodrigues e Ivo Pinheiro.

Estão de parabéns todos os alunos que trabalharam no projecto Parlamento dos Jovens, especialmente os que foram escolhidos pelos seus pares e foram representar a nossa escola: Tiago Silva, Mariana Oliveira, Pedro Ribeiro e Ivo Pinheiro, alunos do 9ºC.
A Coordenadora do Projecto
Lucinda Magalhães de Queiroz​

Clube das Ciências: Hora do Laboratório

No 1º período, os alunos membros do Clube das Ciências participaram com elevado empenho, interesse, entusiasmo e motivação na preparação, realização e discussão de diversas atividades laboratoriais. Os alunos tiveram a oportunidade de escrever e revelar mensagens escritas com “tinta invisível”, descobrir a razão de uma determinada solução mudar de cor quando “se fala para ela delicadamente”, observar e sentir os efeitos da pressão atmosférica em latas. Tiveram também a oportunidade de preparar soluções, fazer pegamonstros e preparar e manusear um “líquido que quer sólido”. Motivar e estimular o gosto pelas Ciências Experimentais, assim como proporcionar situações de ensino aprendizagem não formais que fomentem a curiosidade científica, a prática laboratorial, o gosto pelo saber, o desenvolvimento de capacidades cognitivas, competências científicas e atitudinais, foram os objetivos basilares da exploração destas atividades laboratoriais com os discentes.

« 1 de 14 »

Ciências Experimentais no 1º Ciclo: Escola Básica de Pedrouços

No mês de dezembro as Ciências Experimentais andaram pelas escolas do 1º ciclo do nosso agrupamento. No dia 13, os nossos “pequenos cientistas” do 2º ano da Escola Básica de Pedrouços munidos da sua curiosidade natural, grande entusiamo e vontade de saber, trabalharam em equipa para investigar algumas propriedades de diversos materiais do dia a dia e encontrar respostas de várias questões. Os materiais são todos iguais? Será que se dissolvem do mesmo modo em água? Serão todos flexíveis? Que materiais se deixam riscar facilmente por outros? Porque é importante investigar as propriedades dos materiais? Muitos parabéns aos “nossos pequenos cientistas” que tão bem corresponderam aos desafios colocados pelas professoras.

« 1 de 18 »

Presépio Químico na Escola 2,3 de Pedrouços

Na última semana de novembro, alunos do 8º ano participaram com elevado empenho, interesse e entusiasmo no projeto “Presépio Químico”. A sua construção envolveu a identificação, seleção e manuseamento de material de laboratório, a preparação de soluções e misturas, e a construção de modelos moleculares de substâncias elementares e compostas. A realização deste projeto permitiu aos alunos participarem numa atividade inovadora relativa à Química, aprofundarem conhecimentos, desenvolverem competências do tipo processual, conceptual, social, atitudinal e axiológico, pois esta atividade pode ser inserida no plano curricular da disciplina de Ciências Físico-Químicas. Motivar, estimular e partilhar o gosto pelas Ciências Experimentais, assim como proporcionar situações de ensino aprendizagem que fomentem a curiosidade científica, a prática laboratorial, o gosto pelo saber e a criatividade, foram os objetivos basilares deste projeto.

« 1 de 18 »